Livros de novo?!

– Livros de novo?! – foi o que o meu amigo disse quando eu abri a caixa que chegou pelo correio.

– Fazer o que! – respondi. Não consigo fugir deles; as capas brilham, as letras em relevo insinuando ou revelando o conteúdo. Quantas possibilidades em cada página? Quantas descobertas e vidas esperando a luz dos meus olhos para me encherem de novas visões?

Sei que a estante vai aumentando mais rápido do que posso ler, mas alguns desses livros são um resgate de algo meu que ficou lá atrás. Um resgate do que descobri quando os li pela primeira vez e não pude guardá-los fisicamente. Ficaram com seus donos, que gentilmente os cederam para o meu gozo. A impressão ficou eternamente, a implacável diferença entre o antes e o depois da leitura.

Esses livros em edições novas e cheiro de impressão recente, em cada letra me ensinam que a ação do tempo não é linear, como somos ensinados a pensar. Essa foi a principal lição que aprendi nas minhas viagens literárias, posso fazer parte do mundo que eu quiser. Ir e vir de um a outro com o fechar ou abrir de uma página!

Alguns dos meus amigos vão afirmar que sou neurótica quanto à integridade de um livro. Tenho tics quando alguém, na minha frente, dobra a ponta da página ou usa a orelha para marcá-las e quebra toda a lombada. O livro fica torto, nimguém percebe?! Talvez seja mesmo maníaca em relação a isso! Mas não me importo, já restaurei alguns volumes e é um trabalho nobre, de uma paciência divina. Então, prefiro mantê-los como estão!

Mas essa proteção, é pelo respeito ao que há dentro de uma capa bem feita em tintas e vernizes; dos cadernos separados e devidamente costurados; da lombada que o identifica. Das edições mais antigas às atuais, o que fascina e me faz respeitar um livro é o que o autor fez, o que passou para permitir que eu e muitos outros conhecessem sua história.

Claro, nem todos são o máximo! Mas os livros que vou resgatando por aí, nos sebos perdidos nas vilas ou no Estante Virtual, são aqueles que me fizeram amar ler e viver.

O prazer que tenho quando encontro um livro,  que eu já tenha lido ou compro outro que vou conhecer é viciante! Ainda vou receber muitas caixas pelo correio e espirrar nos sebos. Vou presentear a maioria dos meus amigos com livros ou vales-presentes de uma boa livraria, além é claro dos meus marca-páginas que não estragam e os meus artesanatos, mas isso é outra história…

4 pensamentos sobre “Livros de novo?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s